Alexander Graham Bell (1847-1922), físico escocês, realizou a primeira experiência com o telefone em 1876 na Filadélfia, Estados Unidos. Nesse mesmo ano por intermédio do seu advogado, solicitou a patente do invento que chamou de “telefone eléctrico falante”.
Após patentear o invento, Bell apresentou-o numa Exposição na Filadélfia. O invento gerou muita curiosidade e interesse e fez com que Graham Bell fosse premiado. O Imperador Dom Pedro do Brasil estava no evento e ficou tão entusiasmado com a invenção de Bell que encomendou 100 aparelhos para o país. Alexander Graham Bell fez os primeiros testes com seu recém-inventado telefone recitando Shakespeare durante a Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos, realizada em Filadélfia, em 1876.
Antonio Santi Giuseppe Meucci (Florença, 13 de Abril de 1808 — Nova Iorque, 18 de outubro de 1889) foi um inventor italiano, conhecido como o criador do telefone. Estudou na Academia de Belas Artes da capital de Toscana, trabalhando posteriormente como empregado da alfândega e depois como técnico de cenários do histórico Teatro della Pergola de Florença, onde conheceria sua futura esposa, Ester Mochi. Estudou engenharia química e engenharia industrial.
Em 1856 Meucci construiu um telefone electromagnético - que denominou telettrofono - para contactar do seu escritório para o seu quarto, localizado no segundo andar da casa, pois a sua esposa sofria de reumatismo. Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção. Acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que, em 1876, patenteou a invenção como sua. Meucci processou-o, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado.
Assim, Graham Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone. O trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de Junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução N°. 269, estabelecendo que o inventor do telefone fora, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.
Formando: João Silva