História do G.P.S.

Roger L. Eston, nascido em 1921, cientista Americano foi o principal inventor do GPS (Global Positioning System) em 1955.

Existem atualmente dois sistemas efectivos de posicionamento por satélite: o GPS americano e o Glonass russo. Também existem mais dois sistemas em implantação: o Galileo europeu e o Compass chinês. Isso torna-se necessário, porque o sistema americano é controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, para uso exclusivo militar e, embora actualmente, se encontre aberto para uso e civil gratuito, poucas garantias temos que em tempo de guerra continue emitindo sinais o que resultaria num sério risco à navegação. O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em 1995. O seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste numa "constelação" de 28 satélites sendo 4 sobressalentes em 6 planos orbitais. Os satélites GPS, construídos pela empresa Rockwell, foram lançados entre Fevereiro de 1978 (Bloco I), e 6 de Novembro de 2004 (o 29º). Cada um circunda a Terra duas vezes por dia a uma altitude de 20200 quilómetros e a uma velocidade de 11265 quilómetros por hora.

 

Os Receptores GPS têm uma variedade de formatos, de dispositivos integrados dentro de carros, telefones e relógios, a dispositivos dedicados somente ao GPS como estes das marcas Trimble, Garmin e Leica.

 Formando: João Machado