Invenção do Computador

O primeiro computador electromecânico foi construído por Konrad Zuse (1910 – 1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu o Z1. Os projectos de Zuse ficariam parados durante a Segunda Guerra Mundial, permitindo que os americanos desenvolvessem os seus computadores.

Foi na Segunda Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores actuais. A Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projectado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120m³ conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos.

O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados está directamente ligada à velocidade do processador. As primeiras CPUs eram constituídas de vários componentes separados, mas desde meados da década de 1970 as CPUs vêm sendo manufacturadas num único circuito integrado, sendo então chamadas microprocessadores.

A memória é um dispositivo que permite ao computador armazenar dados por um certo tempo. Actualmente o termo é geralmente usado para definir as memórias voláteis, como a RAM, mas seu conceito primordial também aborda memórias não voláteis, como o disco rígido. Parte da memória do computador é feita no próprio processador.

A memória RAM (Random Access Memory) é uma sequência de células numeradas, cada uma contendo uma pequena quantidade de informação. A informação pode ser uma instrução para dizer ao computador o que fazer. As células podem conter também dados que o computador precisa para realizar uma instrução. Qualquer célula pode conter instrução ou dado, assim o que em algum momento armazenava dados pode armazenar instruções em outro momento. Em geral, o conteúdo de uma célula de memória pode ser alterado a qualquer momento, a memória RAM é um rascunho e não um bloco de pedra.

A memória ROM (Read-Only Memory) é uma memória que só pode ser lida e os dados não são perdidos com o encerramento do computador. A diferença entre a memória RAM e a ROM é que a RAM aceita gravação, regravação e perda de dados. Mesmo se for enviada uma informação para ser gravada na memória ROM, o procedimento não é executado.

 

Formando: João Oliveira